O que fazer para melhorar a autoestima feminina
O que fazer para melhorar a autoestima feminina
Vivemos em um mundo tomado pelo digital e como consequência, somos bombardeados por informações, que se misturam com a nossa rotina corrida.
Nessa correria toda, muitas vezes esquecemos de algo muito importante. Nós mesmos!
A vida digital facilitou muitas coisas, mas também criou um mundo onde quase nunca olhamos para dentro. Temos a sensação de que precisamos sempre estar rodeados de amigos, em festas e baladas, ou estudando ou trabalhando e depositamos nossa vida nestas coisas.
Quando nos vemos sozinhos, muitas vezes nos sentimos mal, porque a sociedade te diz que isso não é divertido. Se eu te contar que isso não é verdade, você acredita?
Se você depositar o motivo da sua felicidade em situações externas ou em outras pessoas, você vai perceber que essa felicidade é superficial.
Claro! Você pode e deve amar aos outros, você pode e deve se divertir, ir em uma balada ou festa, contar com alguém especial. Mas depositar a sua alegria nestes fatores é como tapar o sol com a peneira.
É superficial e não é duradouro porque nossa vida tem diversas fases, as pessoas vêm e vão. Cada um em seu tempo, cada um tentando fazer o seu melhor.
Você precisa ser o motivo da sua felicidade. Quer saber como fazer isso?
Bem! Aqui vão algumas dicas de o que fazer para melhorar a autoestima:
Tenha orgulho de você e de suas conquistas.
O nosso cérebro é treinado para ser pessimista, isso é uma herança de nossos ancestrais que viviam em um ambiente muito mais hostil, no qual literalmente, lutavam para sobreviver.
É por isso que nós temos a tendência de focar nas nossas falhas e dificuldades, sem olhar nem por um segundo para as nossas conquistas. Mas tudo bem! Você pode treinar o seu cérebro para ser mais positivo com um exercício simples.
Todos os dias, quando estiver voltando para casa, separe alguns minutos para olhar para o seu dia e analisar três coisas boas que aconteceram. Não precisam ser coisas como “ganhei um Oscar!”. Você pode ter almoçado sua comida favorita, recebido um elogio, finalizado uma pendência, superado um desafio dentre outras coisas.
Faça isso todos os dias, mesmo naqueles dias difíceis! Com o tempo, você vai notar a diferença que isso faz em você e passará a ter mais confiança e si mesmo e a se orgulhar de você! A gratidão passa a fazer parte da rotina.
Tenha planos.
É importante ter objetivos próprios, pois dessa forma, mesmo quando as coisas são saem como planejado, você não vai se sentir completamente perdido!
Além disso, quando fazemos um plano para realizar um objetivo próprio, nós passamos a nos conhecer e nos descobrir como seres totalmente capazes. Você consegue ver o seu próprio valor, porque quando temos que realizar um sonho, lutamos e fazemos o impossível para realiza-lo. Não há nada que demonstre mais o seu amor por você mesmo, do que lutar pelos seus objetivos.
Desafie a si mesma.
Se você já se pegou pensando: “Queria viajar, mas não tem ninguém para me acompanhar” ou “Queria ir ao cinema, mas sozinha não é legal!” você precisa mudar o seu padrão de pensamento.
As pessoas, não estão aqui à nossa disposição e depositar este tipo de carga no outro é muita responsabilidade. Por mais que sua família, seus amigos ou namorado amem você, às vezes a vida acontece e essas pessoas não podem te acompanhar. Porém, você não pode deixar de fazer as coisas que gosta ou quer fazer porque não tem companhia.
Ao fazer este tipo de coisa, você está se auto sabotando, pois está colocando a sua vida, seus sonhos e desejos em função da rotina dos outros.
Não tenha medo de se desafiar, faça uma viagem sozinha, vá ao cinema sozinha, assista um show sozinha, se convide para ver Netflix. Quando você aceitar e abraçar esta independência vai perceber que você é muito maior do que imaginava, e até suas relações interpessoais serão mais saudáveis.
Mas calma, não se cobre muito e seja gentil com você mesma! Comece devagar, por exemplo, se quiser ir em uma viagem e se sente insegura completamente sozinha, vá em uma excursão, desta forma, você conhecerá pessoas diferentes e terá que lidar com estas diferenças. Isso é uma ótima forma de se conhecer também!
Impressione-se com a sua beleza.
Nós somos muito críticos o tempo todo, olhamos no espelho e só vemos os nossos defeitos. Ou você acha que é gorda, ou acha que é magra, ou o seu cabelo é enrolado demais, ou é liso demais. Calma! Tenha em mente que as fotos que você vê das modelos nas campanhas das grifes tem uma boa parcela de Photoshop e uma equipe enorme de maquiagem e cabeleireiros trabalhando para fazer a modelo ficar “perfeita”.
Este padrão de beleza criado, faz com que nossa autoestima fique baixa porque nos comparamos com o outro. Porém você precisa entender que a beleza está nos olhos de quem vê e, se você enxergar a sua beleza já é um ótimo começo.
Para isso, a coisa mais importante é ser você mesma! Você gosta de se maquiar, ótimo! Gosta de andar sem maquiagem, ótimo! Gosta de usar salto alto, ótimo! Cada um tem um perfil e entender o seu perfil, faz você se sentir confortável com você mesma. A confiança e a autoestima acompanham!
Não tenha medo de se olhar no espelho, de tirar fotos, de se produzir e ser julgada, expresse sua personalidade e entenda que a beleza está em ser quem você é! Tenha orgulho de você!
Encontre suas paixões.
Você gosta de desenhar? Gosta de dançar? Gosta de fotografia?
Encontrar um "Hobby" é uma ótima forma de se conhecer e se divertir sozinha. Quando você encontra uma paixão, você faz isso por você mesma, para trazer prazer a si mesma e isso traz bem-estar.
Não se limite dizendo “Não gosto de nenhum esporte” por exemplo. Existem tantas opções de esporte, se você tentou basquete e sentiu que não é bem a sua praia, dê uma chance para o vôlei.
O importante é dar uma chance para você se encontrar. As limitações só existem na sua cabeça, não viva em função destas limitações.
Espero ter te convencido que, não há nada mais valioso do que o hábito de se amar.
Marque um encontro com você e se dê uma chance!
Você gostaria de saber como melhorar o seu currículo? Clique aqui
Comentários
Postar um comentário