Se aceite e faça o seu próprio checklist

Você controla a sua vida.

Se aceite, faca o seu checklist.



Todos já devem ter reparado que, mesmo que de forma inconsciente, existe um “checklist” social que é imposto para cada um de nós. Nada mais é do que coisas que as pessoas esperam que você tenha, e muitas vezes que você mesmo espera que você tenha em determinadas etapas da sua vida. 
Na prática funciona assim: Você está passeando na feira quando encontra a mãe de uma colega de escola. Ela te pergunta: Você está namorando? 
Você responde que não, e então ela responde: Mas você não está saindo o bastante? 
O que isso significa? Significa que as pessoas esperam que uma menina, aos 23 anos de idade tenha um namorado. Se isso não aconteceu então significa que a menina não está saindo ou até se esforçando o bastante para tal, que absurdo, não é? 
Quando este tipo de coisa acontece, muitos de nós começamos a nos culpar e, na verdade este é o erro! O erro não é não estar namorando, o erro é você achar que precisa ou que deveria ter algo, apenas porque isso é o que as pessoas esperam de você. 
Estamos vivendo no século XXI, mas muitas vezes a sociedade não parece estar muito diferente daquela que Jane Austen tanto criticava em seus livros. Não sei como funciona para os homens, mas para as mulheres essa pressão social é muito grande 
No meu ambiente de trabalho já me questionaram: Por que você não usa mais maquiagem? Por que você não usa salto? E eu simplesmente respondi: Não uso maquiagem todos os dias porque gosto de deixar minha pele respirar! Não uso salto porque é desconfortável!  
Apresento a vocês as principais razões para aceitar o seu eu e não deixar que o “checklist” social faça você se sentir mal: 

  1. Autoestima alta 

Muito se fala sobre autoestima, você tem que se amar, se gostar, se aceitar! Muito bem, isso tudo é muito verdade. Uma autoestima elevada não só faz com que você tenha mais segurança em si, mas também com o mundo a sua volta.  
Desta forma, as atitudes e imposições à sua volta não farão com que você se sinta mal, por isso, comece a olhar todos os dias para o espelho e ter orgulho de quem você é! Poucas pessoas conhecem a sua história como você, então por qual motivo você dá ouvidos para julgamentos externos? 


  1. Surpreenda as pessoas 

Sabe aquelas pessoas autênticas que nós tanto admiramos? Pois bem, elas conseguem ser assim porque abandonaram as cobranças externas e passaram a escutar a si mesmas. O resultado disso é você se sentir livre para pensar diferente, ser diferente, sair fora da caixa! Como dizem os publicitários...  
Em um mundo tão padronizado, ser peculiar é um desafio, mas é também um grande presente! Você poderá ser a pessoa na empresa que faz aquele comentário que ninguém nunca tinha pensado antes... acredite!  

  1. Autoconhecimento 

Autoconhecimento é a chave do negócio. Passamos tempo demais olhando para fora, e temos medo de olhar para dentro de nós mesmos. Por isso, marque um encontro com você mesmo e descubra quais são os seus medos, suas inseguranças, suas qualidades. 
Através do autoconhecimento, você não dependerá mais da validação de outras pessoas para tudo que faz na sua vida, apenas da sua. Dessa forma poderá tomar melhores decisões (para você), poderá se relacionar melhor com os outros e sem dúvidas, você também vai respeitar a diversidade. 

  1. Leveza 

Ao se aceitar, você descobrirá como é viver a vida com leveza. Você saberá que, ainda que todos estejam esperando que você tenha um filho após o casamento, por exemplo, um filho neste momento não é o ideal para você.  
Isso não faz com que você seja melhor ou pior que outras pessoas. Faz apenas com que entenda a suas vontades e necessidades e, pare de se jugar através do olhar do outro.  



Se convenceu de que você precisa aceitar o seu eu? Então comece a olhar para dentro, observe seus pensamentos. 
Cada um de nós tem o seu tempo, suas necessidade e se encontra em momentos diferentes, a nossa vida não tem um roteiro pronto, e se você se abrir para a peculiaridade de cada história, vai ver que a única pessoa para qual você precisa dar satisfação é você mesma. 
No final, você vai fazer o seu próprio “checklist”! 

Comentários

Postagens mais visitadas